Procurar
Close this search box.
ECONOMIA SOLIDÁRIA SÃO CARLOS

Nesse fim de ano, compre de quem faz e movimente a economia local e solidária

Vem chegando o final de ano, época em que temos o costume de presentear as pessoas que amamos – nossos amigos, nossa família, equipe de trabalho, e até nós mesmos. Neste ano, com todas as dificuldades trazidas pela pandemia e pelas medidas de isolamento social, presentear alguém pode ser a demonstração de carinho e cuidado, mesmo à distância.

Você já parou para pensar para onde vai o dinheiro que você gasta com esses presentes e o impacto que isso tem para a economia da nossa cidade?

Em 2020, além da crise sanitária, passamos também por uma difícil crise econômica. Os preços dos produtos básicos estão cada vez mais caros. “O mercado está em baixa”, “o mercado está nervoso” – nós vemos nas páginas dos jornais. Falando assim, até dá pra esquecer quem é esse tal mercado: ele é feito de e por pessoas. Enquanto alguns poucos continuam obtendo lucro, pequenos(as) comerciantes, produtores(as), artistas e artesãs(ãos) vêm tendo cada vez mais dificuldade em sustentar seus empreendimentos, além dos consumidores(as) que têm poder aquisitivo constantemente reduzido. Nesse contexto, é importante lembrar: uma simples lembrancinha comprada direto de quem faz, pode fazer a diferença não apenas para quem vai recebê-la, mas também para quem a produziu.

Há muitos anos, no Brasil e em São Carlos, o movimento de economia solidária vem falando que o nosso consumo é um ato político. Isto é – ao comprar um produto, estamos financiando toda uma cadeia de produção-distribuição-comercialização que há por trás desse produto, e as pessoas nela envolvidas. Como toda escolha, nosso consumo tem reflexos econômicos, ambientais e sociais, e ajudam a transformar ou manter a dinâmica da sociedade. Por isso, mais do que nunca, precisamos estar atentos(as) às nossas escolhas.

Na próxima semana temos, no dia 15 de dezembro, o Dia Nacional da Economia Solidária. Essa data, pertinho do natal, e também aniversário do ativista Chico Mendes, tem o objetivo de dar visibilidade e fortalecimento ao trabalho associado e autogestionário, que tem por base o desenvolvimento sustentável, a justiça social, e o respeito à vida dos trabalhadores e trabalhadoras, e da natureza. Esses são os pilares da Economia Solidária, uma forma de fazer economia à serviço do bem viver, e não à serviço do dinheiro. 

Você sabia que São Carlos é uma referência nacional dentro do campo da Economia Solidária? Aqui, desde o início dos anos 2000, trabalhadores e trabalhadoras se organizam buscando formas mais horizontais, democráticas e justas de produzir, comercializar, e gerar renda. Temos em nossa cidade um Fórum e um Conselho municipais de Economia Solidária, e várias feiras que aconteciam em lugares diferentes da cidade como o Kartódromo, a Praça XV de novembro e a Praça Madre Cabrini, que estão temporariamente suspensas. Mesmo na pandemia, trabalhadores e trabalhadoras continuam se organizando virtualmente, fazendo o produto chegar até você de forma segura, tentando driblar as dificuldades de sustentarem suas famílias mesmo com os espaços tradicionais de comercialização suspensos.

Nesse final de ano, ao invés de comprar de grandes lojas, por quê não dar de presente produtos feitos em São Carlos e região? Prefira comprar direto de quem faz, daquele comércio familiar do seu bairro, uma cerveja artesanal, algo feito sob medida. Certamente o produto vai ter muito mais história, carinho e alma. E além disso, você contribui para a construção de uma economia mais justa, solidária e democrática e para o desenvolvimento econômico saudável da nossa cidade.

Onde achar:

Feira Online de Economia Solidária – produtores e produtoras da economia solidária estão com catálogos de natal. Veja todos os produtos pelo facebook!

Feira das Cores – edição online especial de natal, onde podem ser encontrados produtos artesanais de São Carlos e região, e a compra acontece direto com quem faz. 

Feira de orgânicos – produtores e produtoras de hortifruti orgânico e agroecológico, e também artesãos e outros tipos de trabalho e serviços manuais, se reúnem todos os sábados na praça da Biblioteca Municipal (antiga piscina municipal), das 8h às 13h30.

Tandem – Grupo de Consumo Responsável – coletivo auto organizado de consumidores e consumidoras que organizam compras coletivas de produtos locais, orgânicos, solidários e agroecológicos, ao longo do ano todo.

Texto escrito por Bia Schwenck, socióloga e integrante do movimento de economia solidária de São Carlos.

plugins premium WordPress
Scroll to Top